Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

TOP10 - 2017


O meu TOP10 para o cinema visto em 2017, apesar de todas as lacunas existentes, consequências de impossibilidade física. No entanto, vendo as listas públicas, julgo poder afirmar que 50% ou talvez até mais das minhas escolhas provavelmente as manteria em quaisquer circunstâncias. Questão de gosto, eu sei...

Quanto ao teatro e outras artes devo afirmar que vi ainda muito menos, pelas mesmas razões. Mesmo assim gostaria de citar, porque gostei muito: 

Dom Quixote, encenado por Armando Caldas para o Intervalo; Vangelo, de Pippo Delbono; Erêndira, de Rita Lello/Gabriel Garcia Márquez; Golem, de Suzanne Andrade; A Perna Esquerda de Tchaikovski, de Tiago Rodrigues (que só agora vi)




2017

Título original
Título português
Realizador
On the Milky Road
Na Via Láctea
Emir Kusturica
Silence
Silêncio
Martin Scorsese
Wonder Wheel
Roda Gigante
Woody Allen
Aquarius
Aquarius
Kleber Mendonça Filho
São Jorge
São Jorge
Marco Martins
Le Jeune Karl Marx
O Jovem Karl Marx
Raoul Peck
I Am Not Your Negro
Eu Não Sou o Teu Negro
Raoul Peck
Paterson
Paterson
Jim Jarmush
Treblinka
Treblinka
Sérgio Tréfaut
Viceroy's House
Adeus Índia
Gurinder Chada



2 comentários:

  1. Afinal, não encontrei o e-mail no blogue. Vou tentar lembrar...

    ResponderEliminar
  2. Julgava que o tinha indicado aqui e afinal não o fiz. É brancoev@gmail.com . Fraternos abraços

    ResponderEliminar