Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

ON THE MILKY ROAD (NA VIA LÁCTEA), de Emir Kusturica




NA VIA LÁCTEA (On the Milky Road), de Emir Kusturica

Se dúvidas ainda houvesse sobre a grandeza deste cineasta o seu último filme, NA VIA LÁCTEA (ON THE MILKY ROAD) sobre o Amor em tempos de guerra, e a guerra neste caso é a da Bósnia, que ele viveu como ninguém, mostra uma vez mais que é um dos maiores contemporâneos.

Os crimes contra a Humanidade que as agressões à ex-Jugoslávia representaram, com o único objectivo de devolverem ao imperialismo norte-americano e aos interesses das grandes potências europeias, com a Alemanha à frente, o domínio dos Balcãs, custasse o que custasse e custou muitos milhares de vítimas em toda aquela zona. Relembro os heróicos concertos de música de Belgrado debaixo das balas assassinas da NATO. A coragem do povo jugoslavo não foi no entanto suficiente para derrotar a agressão imperialista.

Foi por acaso mas na hora em que via o filme e me impressionava com o sofrimento de um povo que ele relata, ia a enterrar um dos políticos com sérias responsabilidades nestes acontecimentos... e não deixei de pensar qual seria a sua reacção se fosse confrontado com a visão de uma obra de arte como esta. Teria ao menos uma réstea de consciência?

NA VIA LÁCTEA é mais uma obra profundamente humanista de Kusturica, mágica por vezes, comovente e alerta para os povos: "A guerra só vai parar quando o Big Brother for derrotado" ouve-se na inebriante canção do baile popular, em que a música de Kusturica e os seus músicos nos faz vibrar, com os seus acordes ciganos.

Um grande filme para começar o ano de 2017! Duvido sinceramente que vá conseguir ver melhor!

E diga-se ainda que Kusturica não conseguiria melhor para o papel da sua heroína que Monica Bellucci, "La Piu Bella" (Marino Marini), canta-se no filme!

Há também neste filme de Emir Kusturica algo de surpreendente, que é a participação dos animais, para além do Homem, (que é aliás o que se comporta pior... alguns!). Kusturica põe no genérico final (que é sempre bom ver até ao fim) o nome próprio dos animais que colaboraram na obra, como se de artistas humanos se tratasse (pelo que depreendi são na maior parte habitantes do zoo de Belgrado). 

Não deixem de ver porque é uma obra prima. Houve até um crítico que titulou magnificamente a sua crítica com "O Cinema é um Milagre", numa referência a outra inesquecível obra-prima deste grande realizador, "A Vida é um Milagre"!

Na foto Monica Bellushi com Emir Kusturica, que escreveu o argumento, realizou e interpretou. E claro, grande parte da música é da sua famosa banda.


ADENDA

Obrigado à Amiga que nos falou do filme e cujas palavras transcrevo com a devida vénia:

Teresa Ng

2/1 às 20:30 • 

Ontem fui ver o filme "Na Via Láctea" de Emir Kusturica.

Tocou-me profundamente, porque é um tema pelo qual ainda fico indignada e revoltada, a "guerra da Bósnia". 

Não consigo ficar indiferente ao sofrimento do povo Sérvio, por quem nutro enorme simpatia e admiração.

Finalmente volvidos todos estes anos, alguém teve a coragem de abordar este tema. Ninguém melhor para o fazer que Emir Kusturica. Colocado na personagem do filme, o leiteiro, que era Prof. de música antes da guerra rebentar. A forma como esta guerra transformou a vida das pessoas...

Um filme, com humor, muita energia, bela música, animais e tragédia. Um filme comovente.

Uma denúncia a partir da desordem e dum certo caos.

A interferência estrangeira como a NATO/SFOR e NU que protagonizaram esta guerra de forma errónea e vil para com os povos da Jugoslávia e em particular contra o povo Sérvio.

Aconselho vivamente a todos os amigos que tiverem oportunidade de ver este filme.



Bem haja Emir Kusturica.

Sem comentários:

Enviar um comentário