Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

domingo, 25 de dezembro de 2016

BALANÇO TEATRAL de 2016 - As minhas preferências



Devo dizer que me faltou ver muita coisa nos palcos do nosso País, em 2016. E algumas estariam certamente aqui. Mas estes espectáculos, entre os que vi, foram os de que mais gostei por razões várias e muito diversas até. Mas, em minha opinião, sempre em espectáculos de qualidade superior. Como é habitual escolhi os 10 preferidos, com pena como sempre de deixar outros de fora.

A minha lista:

CLARABÓIA, de José Saramago, enc. Maria do Céu Guerra, pel' A Barraca

12 HOMENS EM FÚRIA, de Reginald Rose, enc. Armando Caldas, pelo Intervalo Grupo de Teatro

FREI LUÍS DE SOUSA, de Almeida Garrett, enc. Rogério de Carvalho, pela CTAlmada

DE AÇO E SONHO, pelo Teatro Extremo

HEDDA GABLER, de Ibsen, enc. Juni Dahr, pelo Viojoner Teater, Oslo (FTAlmada)

A GAIVOTA, de Anton Tchekov, enc. Thomas Ostermeier, pelo Théâtre Vidy-Lausanne (FTAlmada)

TRÓPICO DEL PLATA, de e enc. Rubén Sabadini, Vera Vera Teatro, Buenos aires (FTAlmada)

O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS, de José Saramago, enc. Helder Costa, pel' A Barraca

A ÚLTIMA VIAGEM DE LÉNINE, de António e Mafalda Santos, pelo Grupo de Teatro Não Matem o Mensageiro, com André Levy

A NOITE DA LIBERDADE, de Ödön von Horváth, enc. Rodrigo Francisco, pela CTA



OBS: Assim que tiver tempo tempo acrescentarei as razões das escolhas






Sem comentários:

Enviar um comentário