Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

CINEMA CUBANO REVOLUCIONÁRIO - SANTIAGO ALVAREZ

Três documentários do grande cineasta cubano, Santiago Alvarez, realizados nos primeiros anos da Revolução Cubana.

Vistos no DOCLISBOA / CINEMATECA PORTUGUESA, no Ciclo de Cinema Cubano 

CERRO PELADO (1966) - A vitoriosa participação de Cuba nos X Jogos Desportivos Centro-Americanos, apesar da tentativa de o impedir por parte dos norte-americanos. 
Cerro Pelado é o nome do navio onde a comitiva viaja e onde são filmadas algumas das grandes cenas da obra. 
O regresso a Cuba, depois dos espectaculares resultados dos atletas cubanos e o encontro com Fidel Castro é emocionante.
Alguns só conseguem  ver lamentavelmente nesta magnífica obra principalmente propaganda. É uma questão ideológica, de direita,  de quem não consegue aceitar a realidade quando ela não convém às suas ideias. 

HANOI MARTES 13 (1967) - sobre a heróica luta do povo vietnamiano, conduzida pelo Partido Comunista dirigido por Ho-Chi- Minh. A obra filmada em grande parte no Vietname atacado pelos EUA. Impressionante documento da violência sobre populações indefesas e da luta tenaz de todo um povo contra o agressor imperialista.

HASTA LA VICTORIA SEMPRE (1967) - Uma grande e bela homenagem ao heróico revolucionário, Che Guevara, a quem a Revolução Cubana tanto ficou a dever, realizada depois da sua morte, assassinado pelas tropas governamentais  na Bolívia. 









Sem comentários:

Enviar um comentário