Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

terça-feira, 5 de julho de 2016

HEDDA GABLER, de HENRIK IBSEN, encenado por JUNI DAHR

HEDDA GABLER, de HenriK Ibsen, encenação de Juni Dahr

O 33º Festival de Teatro de Almada começou de maneira brilhante na Casa da Cerca!


Para quem gosta de Ibsen imagine o que se poderá fazer num espaço belíssimo como é a Casa da Cerca, espaço de exposições e eventos da Câmara Municipal de Almada, com Lisboa em fundo.





Mas o que esperávamos foi superado por esta magnífica encenação da peça HEDDA GABLER, pela encenadora e actriz norueguesa, também cineasta, Juni Dahr, acompanhada por outros 4 magníficos actores, uma mulher e três homens, do Visjoner Teater, de Oslo.

Espectáculo dito em norueguês, mas com uma tradução para português excelente e muito visível para todos quantos estavam a assistir.

Espectáculo quase íntimo, para apenas 60 espectadores por sessão, como gostava o grande dramaturgo norueguês, Henrik Ibsen, para aproximar o público dos actores e da representação.



Um longo e caloroso aplauso no final, com todos os espectadores de pé, pareceu-me até surpreender os actores, que talvez não o esperassem da parte de um público de língua tão diferente. Mas Almada é Almada e o público que criou tem uma cultura teatral invejável e rara.

Sente-se a tentação de um comentário mais alargado expondo as razões do gosto pela encenação e pelos textos de Ibsen e das suas estranhas mas fascinantes personagens. Mas vou deixar isso para mais adiante.
nota: tenho pena de não ter imagens da sessão, realizada às 15 horas da tarde.

Adenda (da folha de sessão e prospectos):
"A atriz e realizadora norueguesa Juni Dahr traz um Hedda Gabler íntimo, apenas 60 pessoas pode assistir a peça, respeitando a ideia de teatro íntimo do Henrik Ibsen. Casa da Cerca, sobre o Tejo, transforma-se em casa da Hedda Gabler, durante os dias 5 e 6 de julho.
Em 2013 Juni Dahr esteve perto de arrecadar o prémio do público com Mulheres de Ibsen, um espectáculo no qual, sozinha em cena, passava em revista algumas das heroínas do dramaturgo norueguês. No ano passado, em visita à Casa da Cerca, nascia a ideia de trazer a Almada Hedda Gabler, um projecto nomeado para o Hedda-Prize em 2011 e apresentado no Festival Ibsen, em Oslo, em 2012 e 2014. A digressão entretanto realizada levou-o, por exemplo, à Polónia e ao Irão. Transformando a Casa da Cerca, sobre o Tejo, na casa de Hedda, Juni Dahr propõe-nos um espectáculo intenso, só para 60 espectadores, cuja proximidade com os intérpretes proporciona, segundo a crítica norueguesa, “uma energia e um realismo que nos confrontam com o teatro íntimo de Ibsen”.


Juni Dahr (n. 1953, Oslo) fez a sua formação como actriz na Academia de Artes Cénicas em Oslo e no Teatro Laboratório de Grotowski, estudando posteriormente cinema e teatro na Universidade de Nova Iorque e no Actor’s Studio. Tem desenvolvido o seu trabalho como actriz com a companhia de Teatro Nacional de Bergen, onde interpretou uma grande variedade de papéis, dos clássicos (Shakespeare, Ibsen e Tchecov) à dramaturgia experimental moderna. Em 2015 dirigiu o espectáculo Instruções para voar, de Lídia Jorge, para a ACTA.

Intérpretes

Hauk Heyerdahl, Juni Dahr, Kai Remlov, Lars Øyno, Nina Woxholtt

Dramaturgia Juni Dahr, Tonje Gotschalksen | Figurinos Silje Fjellberg | Produção Marianne Roland | Visjoner Teater

Língua norueguês, legendado em português | Duração 1h35 | M/12"

Sem comentários:

Enviar um comentário