Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sábado, 12 de dezembro de 2015

QUE HORAS ELA VOLTA, de ANNA MUYLAERT



QUE HORAS ELA VOLTA? 

de ANNA MUYLAERT, com Regina Casé

O regresso do CINEMA BRASILEIRO, que tanto apreciamos, com uma excelente obra, dirigida com inteligência e qualidade ao grande público.




As relações entre patrões e criados nos meios da grande burguesia brasileira. O oposto do olhar falso e subserviente de "Upstairs Downstairs", da televisão britânica, que nos revoltava por querer fingir que esse era o "melhor dos mundos", numa visão completamente do lado dos ricos e poderosos. 

Ao contrário Anna Muylaert mostra a realidade e a consciencialização crescente dos mais jovens.


As entidades públicas brasileiras responsáveis já a escolheram para concorrer ao melhor filme em língua estrangeira dos Óscares, os prémios da academia norte-americana de cinema.
Vi e gostei muito. 

Como eu gostaria que o cinema português para o grande público tivesse esta qualidade em vez de tomar esse público como atrasado e idiota como parece acontecer com algumas produções ultimamente estreadas, pretendendo copiar antigos sucessos. 

NÃO PERCAM !

(publicado no Facebook e no Cartaz de Cinema do Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário