Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

domingo, 1 de novembro de 2015

AS MIL E UMA NOITES _ 1º VOL - O INQUIETO



Pequena nota sobre AS MIL E UMA NOITES, de Miguel Gomes

1º VOL - O INQUIETO

A crítica de cinema em França aplaudiu quase unanimemente: "uma obra sem equivalente, nunca se viu nada assim, um fogo de artifício, galvanizador, causa estupefacção" (citado na mais prestigiada revista da especialidade, a Positif, em Outubro deste ano).

Recomenda-se aos que gostam de bom .cinema e aos que gostam de ver a actual e lamentável realidade social do País, consequência das politicas de direita dos passos, portas e cavaco, reflectida cruamente no grande ecrã. Este filme é de facto uma obra anti-fascista!

Tal como outros grandes criadores, também Miguel Gomes foi seduzido pelas mil e uma noites, as dos contos que a escrava Xerazade vai narrando ao rei que a queria matar no final de cada noite, por vingança contra a sua mulher que se apaixonara por um escravo.

Tal como Rimsky-Khorsakov (1888) e Michel Fokine (1910), na Música e na Dança, tal como Pasolini, no Cinema (1974), tal como Nagib Mahfouz, o grande escritor egípcio, na Literatura (1982). 

Tenho a sorte de conhecer todas estas obras e gostar muito de todas elas. Tal como gostei muito do magnífico 1º Volume de "AS MIL E UMA NOITES", de MIGUEL GOMES. Falta-me ver as duas partes seguintes...

Não percam!




Sem comentários:

Enviar um comentário