Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sábado, 15 de agosto de 2015

ELOGIO DO CINEMA



ELOGIO AO CINEMA: HÁ MAR E MAR... ESTE É APENAS UM. HÁ OUTROS, TÂO OU MAIS IMPORTANTES. 

Não fui eu que programei mas podia ter sido (e não sei quem foi) atendendo às obras escolhidas. A não perder porque é quase sempre muito belo. Não vou dizer que concordo com tudo o que está escrito nas notas da respectiva programação (embora concorde com muito, quase tudo), da responsabilidade da Cinemateca Portuguesa, mas vale a pena ler para relembrar as obras que vão ser exibidas neste ciclo de Julho, antes da instituição fechar um mês, para férias.




Excertos de notas na programação da Cinemateca Portuguesa:

Dia 3, Sexta-feira, 22:30 SUMMER OF 42 Verão 42 de Robert Mulligan com Jennifer O’Neill, Gary Grimes, Jerry Houser, Oliver Conant Estados Unidos, 1971 – 103 min / legendado em espanhol | M/12 Eis seguramente um dos mais célebres filmes de Robert Mulligan. História de uma iniciação no amor, filmada com a sensibilidade e a atenção ao detalhe emocional tão típicas do cineasta. (...)

Dia 10, Sexta-feira, 22:30 PIERROT LE FOU Pedro, o Louco de Jean-Luc Godard com Jean-Paul Belmondo, Anna Karina, Samuel Fuller França, 1965 – 109 min / legendado em português | M/12 Emblema dos anos sessenta, emblema do cinema moderno, PIERROT LE FOU adquiriu há muito tempo o estatuto de clássico. O mais famoso filme de Godard, de “uma beleza sublime” no dizer de Louis Aragon, continua a entusiasmar as novas gerações que o descobrem. (...)

Dia 17, Sexta-feira, 22:30 PAULINE À LA PLAGE Pauline na Praia de Eric Rohmer com Arielle Dombasle, Amanda Langlet, Féodor Atkine, Pascal Grégory França, 1982 – 94 min / legendado em português | M/12 A série “Comédias e Provérbios” consta de seis filmes, como os “Contos Morais”. (...)PAULINE À LA PLAGE, terceiro filme da série, confronta os jogos de sedução e desejo de adolescentes e de adultos, no período estival, em Deauville. 



Dia 24, Sexta-feira, 22:30 LE RAYON VERT O Raio Verde de Eric Rohmer com Marie Rivière, Vincent Gauthier, Rosette França, 1986 – 98 min / legendado em português | M/12 Sexto e último filme da série “Comédias e Provérbios”, sob a epígrafe de um verso de Rimbaud: “Ah, que venha o tempo / em que os corações se apaixonam!”. (...)

Dia 31, Sexta-feira, 22:30 AGOSTO de Jorge Silva Melo com Christian Patey, Olivier Cruveiller, Marie Carré, Manuela de Freitas, Pedro Hestnes, Glicínia Quartin, Isabel Ruth Portugal, 1988 – 98 min | M/12 Jorge Silva Melo adaptou muito livremente o romance de Cesare Pavese A Praia. A paisagem física é a serra da Arrábida e as suas praias, de uma luz deslumbrante e dourada no verão. As pessoas singulares que aí habitam, vivem um vazio “antonioniano” que Jorge Silva Melo transpôs para o cinema português.


Sem comentários:

Enviar um comentário