Cultura!

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OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sábado, 16 de maio de 2015

SOBRE BERNARDO BERTOLUCCI



Um amigo lembrou-nos no facebook o aniversário de BERNARDO BERTOLUCCI (Parma, 16-Mar-1941), grande cineasta italiano, autor de algumas famosas obras-primas da Sétima Arte e também poeta.

Entre o que conheço cito obras admiráveis como NOVECENTO (1900), A ESTRATÉGIA DA ARANHA, O CONFORMISTA, O ÚLTIMO TANGO EM PARIS, UM CHÁ NO DESERTO, O ÚLTIMO IMPERADOR, ANTES DA REVOLUÇÃO.



Em 2003 realiza o seu penúltimo filme até agora e em minha opinião um dos mais carismáticos, embora tenha uma vez mais suscitado controvérsia na crítica dominante, com os mais conservadores a tentarem queimar a obra.

Trata-se de OS SONHADORES (THE DREAMERS), um olhar de BERTOLUCCI sobre a juventude, em geral de origem burguesa, estudantil, que participou activamente no Maio de 68. É também um filme muito cinéfilo, homenagem discreta à Sétima Arte.

Anos mais tarde (2013) BERTOLUCCI regressa com outra obra que nos surpreendeu pela qualidade, EU E TU, um olhar, quase terno, sobre a juventude actual e a sua falta de perspectivas de futuro num mundo que herdou, consequência das políticas de direita no poder nas últimas 4 décadas, com os resultados sociais desastrosos conhecidos, com a exploração a aumentar brutalmente e a classe dominante a ostentar uma riqueza atentatória da dignidade humana.

Os jovens radicais que BERTOLUCCI retratara nos SONHADORES, porém depressa haviam saltado na sua maioria para o outro lado da barricada e prestaram-se a colaborar com o sistema que queriam derrubar na juventude, tornando-o ainda mais injusto. Alguns participariam mesmo euforicamente no derrube do Muro de Berlim não se apercebendo (ou talvez sim) que estavam a contribuir para o início da construção de outros muros, mas muito mais criticáveis (fronteira do México, fronteira da Palestina, etc, etc).

Estas duas últimas obras (até à data) do grande realizador foram do melhor que vi nos respectivos anos de exibição no nosso País, destacando-se ambas da confrangedora mediocridade dos filmes em geral produzidos pelo sistema, mesmo que habilmente propagandeados pela crítica dominante...



Julgo que BERTOLUCCI é um dos últimos representantes do grande CINEMA ITALIANO do pós-guerra e segunda metade do século XX. Mas melhores tempos virão quando os berlusconi, os barrosos, os aznares, os zarcos, os blairs e todos os seus acólitos forem definitivamente corridos da cena política europeia. E isso será outra etapa da luta de classes.

Quando o grande cineasta BERNARDO BERTOLUCCI, visitou há alguns anos a zona de intervenção da Reforma Agrária, pensei que ele poderia ser um dos homens capazes de criar uma obra-prima de cinema, sobre esses anos inesquecíveis da Luta de Classes, que deram origem à mais bela conquista da Revolução de Abril. Apesar de alguns trabalhos documentais excelentes sobre esses anos, mas falta a grande obra de ficção, ao estilo de 1900, sobre essa luta pelo fim da exploração nos campos.

(Texto escrito directamente no facebook. Peço desculpa por eventuais erros e omissões)

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