Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

quarta-feira, 4 de março de 2015

JE VOUS SALUE MARIE



LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Para cinéfilos e não só

Com os acontecimentos de Paris e o ataque ao CHARLIE HEBDOMAIRE e o assassinato entre outros de Wolinski, um autor que muito apreciáramos em tempos idos, lembrei-me da estreia nos anos 80 deste filme, JE VOUS SALUE MARIE, de JEAN-LUC-GODARD na minha cidade, Lisboa e da violência que então aconteceu, com a extrema-direita e fundamentalistas católicos, com a presença do presidente da Câmara, Abecasis, eleito pela aliança de direita (AD), a tentar impedir a sua projecção, com uma concentração à porta da sala, ameaçando destruir tudo e agredir os espectadores que resolvessem ver o filme. 

Valeu então a mobilização dos amigos do cinema, e da liberdade, para evitar que a violência descambasse. Vendo-se em minoria os reaccionários bateram em retirada... e o filme foi depois exibido comercialmente durante algumas semanas, embora numa única sala...




Sem comentários:

Enviar um comentário