Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sábado, 1 de novembro de 2014

PRÉMIOS DE CINEMA EM PORTUGAL


PRÉMIOS PARA AS OBRAS DE CINEMA PRODUZIDAS EM PORTUGAL


Joaquim Leitão recebeu o prémio da MELHOR REALIZAÇÃO, com ATÉ AMANHÃ, CAMARADAS. Adaptação à televisão e, no ano passado, ao cinema da obra de Manuel Tiago (Álvaro Cunhal), uma das melhores e mais importantes obras de ficção escritas em português, e não só, no século XX.


O cineasta afirmou, ao receber o prémio, para o qual foi escolhido por votação entre os membros da ACADEMIA PORTUGUESA DE CINEMA, que o período em que trabalhou nesta obra foi dos mais felizes da sua vida.

Foram também entregues prémios de carreira a três grandes nomes do Cinema Português: 

um mestre da fotografia, EDUARDO SERRA, 
um dos realizadores que mais aprecio, JOSÉ FONSECA E COSTA 
e um grande produtor, que fica ligado a algumas das mais célebres obras e nomes do nosso cinema, HENRIQUE ESPÍRITO SANTO. 





Foi bonita a homenagem, vibrantemente compartilhada por um público que enchia o grande auditório, maioritariamente jovem, aplaudindo de pé estas referências maiores da sua actividade e da arte em geral.

Houve ainda prémios para todas as categorias principais ligadas à produção cinematográfica, a nomes e obras, alguns e algumas de que muito gostamos, com alguns momentos que ficam na nossa memória e que oportunamente referiremos.

Além obviamente das excelentes e carismáticas intervenções musicais ao longo da noite, que pontuaram a cerimónia.

Parabéns à APC!

Mas lamenta-se a atitude da direcção da RTP, recusando-se a transmitir o evento, concluindo-se portanto que prefere as mediocridades que abundam na sua programação actual... Consequência óbvia das orientações a que está sujeita na actualidade a nossa Televisão Pública...




Prémio de Melhor Filme da Academia Portuguesa de Cinema foi para A última vez que vi Macau, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata.

PUBLICO.PT


Sem comentários:

Enviar um comentário