Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sábado, 1 de novembro de 2014

MITT ANDRA LAND (O MEU OUTRO PAÍS), de Solveig Nordlund

NOTAS CINÉFILAS (só sobre o que me interessa e gosto muito e que não posso deixar passar sem um referência)

MITT ANDRA LAND (O Meu Outro País)

A última obra de SOLVEIG NORDLUND (Estocolmo, 9-Jun-1943), realizadora e encenadora, com vários trabalhos, no cinema e no teatro, de que gostamos muito. 



Vimos este filme no Doclisboa que está ainda a decorrer, numa montagem de obras suas e de outros cineastas seus contemporâneos, nomeadamente Alberto Seixas Santos, Robert Kramer, bem como de documentários sobre os anos da Revolução de Abril, principalmente os do Grupo Zero, entre outros. Solveig chegou a Portugal nos anos 60 e depois fez quase toda a sua obra aqui. 

Ela fala sobre o que mais impressionou na sua vida em Portugal e da Revolução a que assistiu e que diz não esquecer mais, tal como nós, para quem esses foram os tempos mais felizes da nossa vida. 

Este filme tem momentos emocionantes, principalmente da mais bela das conquistas da Revolução, a Reforma Agrária, iniciada em 9 de Fevereiro de 1975. Fantástica a longa sequência da manifestação em apoio à Reforma Agrária, com o desfile dos representantes das UCPs, retirado de um dos documentários de época que a Solveig escolheu. 




Por tudo isto sugerimos aos(às) Amig@s que não percam esta obra quando voltar a ser exibida. 

No final da sessão realizou-se um debate entre os presentes sendo de salientar, naquele a que assisti, um belíssimo testemunho de uma espectadora, que falou principalmente da Reforma Agrária, aliás aplaudido por grande parte dos presentes,

NOTA. fui ao sítio da imdb.com, conhecida base de dados sobre cinema, procurar informações sobre a ficha técnica de Mitt Andra Land e verifiquei, um pouco surpreendido (pouco porque já não é a primeira vez e sempre em casos de obras notáveis, mas que fogem do campo do essencialmente comercial) que não havia sequer registo... 

NÃO PERCAM! 

(nota que publiquei no facebook)

Sem comentários:

Enviar um comentário