Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

VER CINEMA - em Janeiro de 2014

VER CINEMA, em Janeiro

Seleccionei 12 filmes, mais uma estreia em Portugal. O que têm de comum estas obras? Apenas o gostar muito delas (o da estreia não sei porque ainda não vi, mas gosto muito do resto da obra de Paulo Rocha,  de VERDES ANOS à A ILHA DOS AMORES, até O RIO DO OURO) e também serem, na minha opinião, obras admiráveis.
Embora haja mais alguns grandes filmes para ver em Janeiro, estando limitado a doze, optei por estes.
Dias e horas de exibição estão na programação em www.cinemateca.pt

Os filmes:

1934, A Imperatriz Vermelha,The Scarlet Empress, Joseph von Sternberg, EUA
1940, Rebecca, Alfred Hitchcock, EUA
1944, Laura, Otto Preminger, EUA
1944, Ter ou Não Ter, To Have or Have Not, Howard Hawks, EUA
1954, Johnny Guitar, Nicholas Ray, EUA
1954, Os Amantes Crucificados, Chikamatsu Monogatari, Kenji Mizoguchi, JAP
1964, Charulata, Satyajit Ray, ÍNDIA
1984, Era uma vez na América, Sergio Leone, EUA
1984, Paris, Texas, Wim Wenders, RFA/FRA
1987, Gente de Dublin, The Dead, John Huston, EUA
1994, A Casa de Lava, Pedro Costa, POR
1994, Querido Diário, Caro Diario, Nanni Moretti, ITA
2012, Se Eu Fosse Ladrão... Roubava, Paulo Rocha, POR

Em estreia em Portugal: (texto da programação da Cinemateca)

«Apresentado mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Locarno de 2013, "SE EU FOSSE LADRÃO... ROUBAVA" vai agora ser exibido na Cinemateca, na que será a primeira projeção pública em Portugal do último filme de Paulo Rocha. Rocha, que morreu em Dezembro de 2012, concebeu este filme como uma espécie de súmula, de uma vida e de uma obra – e “vida” e “obra” são objecto de constante ligação ao longo do filme, num diálogo onde o que é iluminado é tão importante como o que é obscurecido. O facto de Paulo Rocha já não ter assistido à estreia apenas salienta a dimensão “testamentária” que está no fulcro do filme – este é o “testamento cinematográfico” de um dos mais marcantes cineastas da história do cinema português. E a sua revelação ao público – que com esta sessão na Cinemateca começa mas não termina – constituirá um dos acontecimentos-chave do cinema em Portugal durante 2014.

SE EU FOSSE LADRÃO… ROUBAVA, de Paulo Rocha (Porto, 22-Dez-1935 , 29-Dez-2012)
com Isabel Ruth, Luís Miguel Cintra, Márcia Breia, Chandra Malatitch, Raquel Dias, Carla Chambel,Joana Bárcia, Miguel Moreira, Norberto Barroca
Portugal, 2012 – 100 min


> SEX. [31] 21:30 | SALA DR. FÉLIX RIBEIRO »


Sem comentários:

Enviar um comentário