Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sexta-feira, 17 de maio de 2013

NO (Não), de PABLO LARRAIN


NO (NÃO), de Pablo Larrain

"NO", o filme do realizador chileno Pablo Larrain, sobre a campanha para o Referendo (Plebiscito) que os fascistas foram forçados a autorizar, em 1988, cuja questão era a continuidade de Pinochet no poder. 

A obra baseia-se numa peça de Antonio Skármeta (Autofagasta, Chile, 7-Nov-1940), o multi-premiado escritor, autor de "O Carteiro de Neruda" ou "Ardente Paciência", grande sucesso literário, e também na ópera (Il Postino, de Daniel Calán, com Placido Domingo como Neruda, Los Angeles, EUA, 2010), no teatro (Carlos Porto e Joaquim Benite, com a TMA) e cinema (duas versões: a do próprio Skármeta, filmada em Portugal em 1983, e a de Michael Radford (1994), esta um enorme sucesso mundial; ambas magníficas!), entre várias outras obras que escreveu, também de grande sucesso.

Skármeta, esteve 16 anos exilado, entre 1973, ano do golpe fascista e 1989, depois do Plebiscito. No exílio saiu acompanhado, entre outros chilenos ilustres, por Raul Ruiz, o celebrado realizador em Portugal da obra-prima "Os Mistérios de Lisboa", baseada num romance do nosso Camilo.




O resultado do Plebiscito é conhecido! O "NÃO" venceu, apesar de toda a repressão fascista, que o filme aliás mostra.

O filme é muito interessante, também por relembrar quem apoiou o golpe do fascista Pinochet, responsável pelo assassínio de milhares de chilenos e que depois continuou a apoiar o regime. Pinochet, apesar de indiciado e constituído arguido, nunca chegou a ser julgado e condenado, protegido pelos seus amigos e correlegionários, Thatcher e Aznar e pelos EUA.



Partidos e Movimentos pelo "NO”: (fonte: Wikipedia)

Partido Demócrata Cristiano
Partido Radical
Partido Social Democracia de Chile
Partido Liberal
Partido Radical Socialista Democrático (Facción Sule/Luengo)
Partido Humanista de Chile
Partido Los Verdes
Partido Democrático Nacional (PADENA)
Unión Socialista Popular USOPO
Partido Socialista-Almeyda
Partido Socialista-Núñez
Partido Socialista-Mandujano
Partido Socialista Histórico
Partido por la Democracia
Movimiento de Acción Popular Unitario MAPU
Movimiento de Acción Popular Unitario Obrero campesino MAPU-OC
Izquierda Cristiana
Partido Nacional por el NO
Partido Comunista de Chile (PCCh)
Movimiento de Izquierda Revolucionaria (MIR)

(publicado no Facebook)

Sem comentários:

Enviar um comentário