Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sexta-feira, 17 de maio de 2013

LE CAPITAL (O CAPITAL), de COSTA-GRAVAS


Para quem puder a não perder mais um excelente filme de COSTA-GRAVAS (Konstantinos Gravas, 12-Fev-1933, Loutra-Iraias, Grécia), celebrado autor de "MISSING" (1982) (ganhou um ÓSCAR), "Z- A ORGIA DO PODER" (1969) ou "ESTADO DE SÍTIO" (1972), entre outros. 

Agora é o retrato, assustador, do que se passa no coração do sistema capitalista, no mundo da alta finança, com as suas instituições bancárias, bolsas, agências de rating e afins, para cujos responsáveis os milhões de seres humanos não passam de números que podem engrossar de um momento para o outro as estatísticas do desemprego ou da miséria, conforme os interesses das instituições financeiras ou das grandes multinacionais.

No discurso final, o arrivista, figura central da obra de COSTA-GRAVAS, que chega ao topo do Banco e, para gáudio dos accionistas e demais administração, repete a palavra de ordem "ROUBAR AOS POBRES PARA DAR AOS RICOS!", numa fase da Luta de Classes em que levam vantagem com a sua globalização capitalista. Mas a Luta de Classes conhecerá inevitavelmente novos desenvolvimentos e os Povos voltarão a derrotar a exploração, como aliás acontece, felizmente, nalgumas zonas deste mundo. 



COSTA-GRAVAS, neste seu filme muito actual não deixa de lembrar o passado, de esquerdismo, como o de tantos outros arrivistas quando jovens, que conhecemos também no nosso país e que chegaram até à presidência da Comissão Europeia, do novo presidente do banco (excelente Gad Elmaleh) que (no filme) quer ser o maior desta Europa em que vivemos. Se puderem, vejam.

(publicado no Facebook)


https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

1 comentário:

  1. EVB


    Caríssimo Amigo,

    Quem leva vantagem?

    Por entre os mais contraditórios sinais, a ganância nunca ofusca a solidariedade e a sua ânsia, nessa enseada do tamanho de nós, mar sem cais, denuncia-se!

    Abraço

    Jaime Latino Ferreira
    Estoril, 18 de Maio de 2013

    ResponderEliminar