Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sábado, 12 de janeiro de 2013

AMOUR, de Michael Haneke

AMOUR (Amor), de Michael Haneke


Para o FACEBOOK

Vou tentar dizer só meia dúzia de coisas sobre este belíssimo filme para motivar amig@s facebookianos a irem vê-lo, porque é pena que o percam, embora não seja um filme nem fácil, nem para consumir e esquecer.
Estou a escrever directamente no meu mural e tenho consciência de que não é o que esta obra excepcional obra merecia, mas queria fazê-lo e não tenho tempo.
As imagens do filme permanecem presentes há vários dias, desde a sua visão e julgo que ficarão na minha memória cinéfila para sempre.
No entanto, se há filme que trata com sobriedade, sem sentimentalismos, com pudor até, temas tão caros aos humanos como o são o Amor e a Morte, este é um deles. Aliás, não em lembro de outro em que tal tivesse sido tratado tão claramente. Não quero adiantar o argumento porque julgo melhor que o espectador seja confrontado com ele sem preconceitos.
Haneke demonstra com esta obra ser sem dúvida um dos grandes autores contemporâneos. Bastariam aliás os seus anteriores "O Laço Branco" (2009) e, principalmente essa obra-prima que é "Caché" (Nada a Esconder) (2005), para já o indicar.
Se forem ver o filme não se esqueçam de reparar na belíssima sequência dos quadros que povoam a casa do casal Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva, duas grandes figuras do cinema no Século XX e aqui reaparecem ao nível do seu melhor, o que significa, brilhantismo absoluto!
Gostaria de dizer alguma coisa sobre o argumento mas, peço-vos, vejam primeiro e depois falamos.

Adaptação para o INDEKS/ CARTAZ DE CINEMA DO PÚBLICO (não foi publicado...)

Numa temporada em que não houve motivos para grandes regozijos, cinema incluído, eis em minha opinião um dos grandes filmes do ano, um dos 3 melhores filmes que vi, juntamente com as obras de os Irmãos Taviani e de Zhang Yimou, repsctivamente "César Deve Morrer" e "As Flores da Guerra".
Vou tentar dizer só meia dúzia de coisas sobre este belíssimo filme, embora ele não seja nem fácil, nem para consumir e esquecer.
Tenho consciência de que não é o comentário que esta obra excepcional merecia, mas não queria deixar de o fazer.
As imagens do filme permanecem presentes há vários dias, desde a sua visão e julgo que ficarão na minha memória cinéfila para sempre.
No entanto, se há filme que trata com sobriedade, sem sentimentalismos, com pudor até, temas tão caros aos humanos como o são o Amor e a Morte, este é um deles. Aliás, não em lembro de outro em que tal tivesse sido tratado tão claramente.
Não quero adiantar o argumento porque julgo melhor que o espectador seja confrontado com ele sem preconceitos.
Haneke demonstra com esta obra ser sem dúvida um dos grandes autores contemporâneos. Bastariam aliás os seus anteriores "O Laço Branco" (2009) e, principalmente essa obra-prima que é "Caché" (Nada a Esconder) (2005), para já o indiciar.
E quem for ver o filme não se esqueça de reparar na belíssima sequência dos quadros que povoam a casa do casal Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva, duas grandes figuras do cinema no Século XX e que aqui reaparecem ao nível do seu melhor, o que significa, brilhantismo absoluto!
Gostaria de dizer alguma coisa sobre o argumento mas, prefiro que vejam esta extraordinária obra primeiro e depois podemos falar.





http://images.search.conduit.com/ImagePreview/?q=amour%2C+michael+haneke&ctid=CT3241941&SearchSource=15&FollowOn=true&PageSource=ImagePreview&SSPV=&start=0&pos=3


http://images.search.conduit.com/ImagePreview/?q=amour%2C+michael+haneke&ctid=CT3241941&SearchSource=15&FollowOn=true&PageSource=ImagePreview&SSPV=&start=0&pos=9

Sem comentários:

Enviar um comentário