Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

"OS MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS" (Inquérito da revista do BFI, "SIGHT & SOUND")

À MANEIRA DO INQUÉRITO CINÉFILO DA REVISTA DO BFI,  "SIGHT&SOUND", que vai na sua VIIª edição (de 1952 a 2012)

AS MINHAS LISTA DOS "10 MELHORES FILMES DE SEMPRE" (em 22-Ago-2012) (que eu tenha visto...)

(I)

Tarefa quase impossível, pelo limite imposto, mas também porque entram em conflito gosto e análise. Além de que há muitos aspectos a considerar. Hoje optei por estas obras, valorizando o que me pareceu importante na evolução da Sétima Arte. 
Amanhã poderão ser predominantes outros factores e a lista será diferente. Preferia que me tivessem perguntado pelos 50 preferidos e mesmo assim teria que deixar de fora dezenas de obras de que gosto muito. 
E como português, não podia deixar de fora o cinema do meu país, cinema do qual gosto aliás muito, escolhendo uma das suas obras-primas.

A MINHA PRIMEIRA LISTA PRINCIPAL:

2001, A SPACE ODISSEY (2001, Odisseia no Espaço), de Stanley Kubrick (EUA) (1968)

APU (A Trilogia de Apu), de Satyajit Ray (IND) (1956-58)

BRONENOSEC POTEMKINE (O Couraçado Potemkine), de Serguei Eisenstein (URSS) (1925)

CELOVEK S KINOAPARATOM (O Homem da Câmara de Filmar), Dziga Vertov (URSS) (1929)


DET SJUNDE INSEGLET (O Sétimo Selo), de Ingmar Bergman (SUE) (1957)

IL GATTOPARDO (O Leopardo), de Luchino Visconti (FRA/ITA) (1963)

LA DOLCE VITA (A Doce Vida), de Federico Fellini (FRA/ITA) (1960)

LA RÈGLE DU JEU (A Regra do Jogo), de Jean Renoir (FRA) (1939)

VALE ABRAÃO (The Abrahams Valley),  de Manoel de Oliveira (POR) (1993)

(II)

Dedicado a cinéfil@s, isto é, que gostam do Cinema, a Arte que nasceu no Século XX.

NOVA LISTA DOS 10 MELHORES FILMES DE SEMPRE
(em 23-Ago-2012) (que eu tenha visto...)

A minha lista de hoje, 23-Ago-2012, e penso que posso prosseguir por vários dias sem que a qualidade baixe!  
Mantenho da anterior  duas das obras que considero mais fundamentais nesta Arte:

A MINHA SEGUNDA LISTA:

BRONENOSEC POTEMKINE (O Couraçado Potemkine), de Serguei Eisenstein (URSS) (1925)

CITIZEN KANE (O Mundo a Seus Pés), de Orson Welles (EUA) (1941)

LE NOTTI DI CABIRIA (As Noites de Cabíria), de Federico Fellini (ITA) (1956)

OS MUTANTES (The Mutants), de Teresa Villaverde (POR) (2001)

RAN, de Akira Kurosawa (JAP) (1985)

ROCCO E I SU FRATELLI (Rocco e Seus Irmãos), de Luchino Visconti (ITA) (1960)

SARABAND, de Ingmar Bergman (SUE) (2003)

THE LUSTY MEN (Idílio Selvagem), de Nicholas Ray (EUA) (1952)

THE RIVER (O Rio Sagrado), de Jean Renoir (FRA/EUA) (1951)

UGETSU MONOGATARI (Contos da Lua Vaga), Kenji Mizoguchi (JAP) (1953)




Nota: a foto é minha


Sem comentários:

Enviar um comentário