Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

terça-feira, 23 de novembro de 2010

IN MEMORIAM LUIS BERLANGA



IN MEMORIAM - Luis Berlanga (12-Jun-Valência, 1921 - 13-Nov-2010)

Provavelmente os jornais noticiaram, ou a TV, ou a rádio, mas, como já nos habituaram, sem o relevo que as grandes personalidades da cultura mereceriam. E até as notícias da Cinemateca me escaparam desta vez...
Confesso que não vi, ouvi ou li. Foi agora, ao abrir o "Avante!" de hoje, que dei pela notícia do desaparecimento deste inesquecível cineasta espanhol, presidente honorário da Academia Espanhola de Cinema, Director da Filmoteca Nacional, a partir de 1975, ano da queda do franquismo. Com uma obra notabilíssima, apesar da feroz censura do fascismo franquista.
"Bienvenido Mr.Marshall" (1952), "Plácido" (1961), "El Verdugo" (1963) são obras maiores, deste cineasta, que utilizou o humor e a farsa, para fazer crítica social, por vezes ácida. Por esse motivo teve muitas dificuldades em obter autorização da censura para fazer os seus filmes, tendo alguns sido completamente retalhados (ver Dictionnaire du Cinéma, Larousse).

Sem comentários:

Enviar um comentário