Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

terça-feira, 5 de outubro de 2010

IN MEMORIAM TONY CURTIS


TONY CURTIS (NYC, 3-Jun-1925 - Las Vegas, 30-Set-2010)



Actor norte-americano que vimos em muitos filmes, quase sempre com agrado.
Mas da sua longa carreira, e em sua homenagem, destaco dois filmes: o famoso "Some Like it Hot" (Quanto Mais Quente Melhor) (1959), obra-prima do cineasta Billy Wilder, mestre da comédia, e onde o actor contracenava com outros grandes actores - Jack Lemmon e a inesquecível Marilyn Monroe, obra que fecha com a famosa tirada "Ninguém é perfeito!".

O outro é também uma obra-prima, embora num género completamente diferente e trata-se do também famoso "Spartacus" (1960), dirigido por um dos grandes génios do cinema, Stanley Kubrick, e onde Curtis fazia um papel secundário, com o profissionalismo de sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário