Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

domingo, 17 de janeiro de 2010

PREFERÊNCIAS DE 2009 - "Vicky Cristina Barcelona"

“VICKY CRISTINA BARCELONA”, de Woody Allen, (EUA), **** (4)

As aventuras e desventuras de três norte-americanos em Barcelona. Quando dois deles são mulheres podem adivinhar-se as complicações…
Com dois dos mais carismáticos e melhores actores da actualidade – Javier Bardem e Penélope Cruz, que por acaso são espanhóis (não é só no desporto que os espanhóis estão a dar cartas). Nenhum dos dois, como é óbvio, faz parte do trio, mas ajuda à “confusão”. Mas as duas norte-americanas são representadas por uma sueca (Scarlett Johansson, a encantadora musa dos últimos filmes do cineasta, como Cristina) e uma inglesa (Rebecca Hall, como Vicky)!
Outro brilhante divertimento, mas que tem mais que se lhe diga, sobre o relacionamento humano, nomeadamente sobre o amor, de Woody Allen, um homem inteligente, irónico e culto, que não cessa de nos surpreender. Desta feita ele também “troça” do puritanismo e materialismo primários (este no sentido de os bens materiais serem, para muita gente, os únicos que interessam) tão presentes na sociedade americana, através das aventuras de duas jovens, que atravessam o Atlântico para passar uma temporada numa das mais simpáticas e bonitas capitais europeias – Barcelona.
Continua a dar vontade de, assim que acaba a sessão, não nos levantarmos e ficarmos para a sessão seguinte.
Por isso, por favor, não percam.
**** (4)

Sem comentários:

Enviar um comentário