Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

domingo, 17 de janeiro de 2010

MEMÓRIA - I -

"A COMUNA DE 1871", de Peter Watkins (GBR/FRA), ***** (5)

Obra-prima do mestre inglês. Quando será que a veremos nos ecrãs portugueses? Chegou a ver-se há alguns anos, mas fora de horas, no Canal 2, apenas para os informados, que esperaram pela madrugada ou puseram os gravadores a funcionar (como eu). Tanto quanto saibamos as obras de Peter Watkins nunca foram exibidas no nosso país. Nem no DOCLISBOA nem na Cinemateca.


HOMENAGEM - MASSIMO TROISI (1953-1994)

Ao precocemente desaparecido e carismático actor italiano, uma homenagem do INSTITUTO ITALIANO DE CULTURA, que espero que não vos tenha escapado. Relembremos apenas o seu desempenho (e infelizmente o último) em “O CARTEIRO DE PABLO NERUDA” (“Il Postino”), de 1994, o belíssimo filme do inglês Michael Radford, homenagem ao inesquecível poeta, baseado no romance do escritor chileno António Skármeta.


FRANJU

"La poésie de Franju, qui signera peu après son chef-d’œuvre, « Les Yeux Sans Visage », alliée au réalisme populaire de Mocky, provoque une alchimie rare, sur un sujet qui ne l’est pas moins (« La Tête contre les Murs »)" (Alexandre Fache, L’Huma)
Ainda bem que alguém ainda se lembra de Georges Franju, um Poeta do Cinema!


(escrito em abril de 2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário